Quem somos

Produção e Comercialização de Pellets de Madeira

A Glowood é uma empresa criada em 2011 que se dedica à produção e comercialização de pellets de madeira para a produção energética.

Em finais de 2015, a Glowood iniciou um processo de reestruturação interno, com o objectivo de alargar o seu modelo de negocio ao pelete para uso domestico, tendo para tal iniciado ambicioso plano de investimento de modo a corresponder às exigencias deste mercado e poder, assim, produzirr um produto premium de acordo com as melhores praticas do negocio e a corresponder aos mais elevados padrões de qualidade em vigor.

Assim, foram obtidas as certificações ISO 9001, EN Plus, SBP e FSC.

 

Entende-se por “pellet” (ou pelete em português) como pequenos aglomerados de madeira (entre 6 a 8 mm de espessura) utilizados para a produção de energia nas mais variadas aplicações (Industrial, Comercial, Residencial, entre outros) e que são produtos 100% naturais dado que derivam da transformação da biomassa vegetal existente nos diferentes ecossistemas.

A construção foi iniciada em Agosto de 2011 e o seu término aconteceu em Maio de 2012 com a conclusão da eletrificação da Unidade; ainda durante o ano de 2011 houve a receção das primeiras máquinas e, no final do ano, teve lugar a contratação dos primeiros colaboradores para acompanhamento da instalação e arranque da produção, o que ocorreu em Junho de 2012.

O Mercado (Market status)

A Glowood posiciona-se com uma oferta competitiva nos dois segmentos principais do mercado Europeu do pelete, sendo um fornecedor de referencia nos sectores industrial e residencial.

As estimativas disponiveis apontam para um mercado global, no ano de 2016, na ordem dos 29 milhões de Toneladas, sendo a Europa o maior consumidor, absorvendo cerca de 22 milhões de Toneladas, cabendo a quota restante, em larga escala, aos Estados Unidos e um valor residual ao resto do Mundo.

As projecções apontam para um crescimento continuado do mercado mundial até, pelo menos, ao ano de 2024, esperando-se um valor global nesse ano de 65 milhões de Toneladas, repartidas pelos sectores industrial – aproximadamente, 42 milhões de Toneladas – e residencial, com 23 milhões de Toneladas.

Identidade Nacional

A Glowood opera, em exclusivo, com materia prima de origem nacional, contribuindo fortemente  para a dinamica regional da fileira florestal, bem como para a preservação e limpeza dos povoamentos, prevenindo, desta forma, a ocorrencia de incendios, bem como a criação de postos de trabalho e a consequente fixação das populações, contrariando o fenomeno da desertificação do interior do País.

Igualmente, a tecnologia de fabrico utilizada, embora de origem estrangeira, alicerça-se, ao nivel do projecto, implementação e construação da Unidades Fabris, em empresas e tecnicos nacionais, criando um know how relevante, o que permite a posterior venda destas soluções para todo o mundo.

Assim, o produto fabricado pela Glowood tem uma elevada taxa de incorporação de valor nacional e destinando-se, na sua maioria, ao mercado estrangeiro, permite um contributo importante para a redução do defice nacional e confirma o nome de Portugal como sinonimo de qualidade e credibilidade junto dos parceiros de negocio. 

Exportação

Com uma capacidade instalada de 110.000 Toneladas anuais, a Glowood exporta actualmente mais de 95 % da sua produção para destinos tão diversos, tais como a Dinamarca, Espanha e Italia; o mercado nacional, em particular, na vertente residencial, tem vindo a crescer anualmente, acompanhando a tendencia dos mercados Europeu e Mundial, estando aqui a Glowood posicionada .